sábado, 18 de novembro de 2017

Mulhesres discutem após lixo ser jogado na Praia de Bitupitá

     Na manhã desse sábado ocorreu uma discussão que chamou a atenção de quem passava pela praia ou até mesmo nas proximidades. Duas mulheres discutiam fervorosamente em plena beira-mar, o motivo da briga seria o lixo jogado na praia. O que mais chamava a atenção dos populares era o conteúdo da conversa e como ambas estavam vestidas, com camisas que identificavam o partido local no qual votavam.


     Tudo começou quando uma senhora, chamada aqui pelo codinome Dozete, viu a sua vizinha Pretinha (também codinome) e resolveu jogar o lixo de sua casa na praia ao mesmo tempo que falava em alto e bom som "Esse é pro prefeito limpar". Sua vizinha não aguentou, aquilo que ela chamou de piada, e resolveu responder dizendo que ela era muito mal educada e que a cidade era bem cuidada e só não era melhor por causa dessas "babonas" igual a ela.
       Pronto. A confusão já estava pegando fogo... uma turma se juntou ao redor. Pessoas do mesmo partido da dozete estavam com uma faixa escrito "Ela não me representa", enquanto outros relatavam que não era somente ela que jogava, mas independente do partido muitos jogavam lixo alí. 
       Enquanto isso os apoiadores da Pretinha estavam com uma faixa dizendo "Aguenta mais 4 anos" e diziam também que o prefeito tem mais é o que fazer do que cuidar do lixo dos outros. Nessa bagunça quem realmente aproveitou foram os porcos que se serviram do lixo jogado.
       Na briga as mulheres lembraram e jogaram na cara uma da outra os "podres" das últimas 10 gerações e o conflito não tinha fim. Saiu tapas, puxam de cabelos e até menino pequeno entrou na confusão.
       Até que um jovem sensato se aproxima acalmando os ânimos e  conversando com as senhoras convence a Dozete a não mais jogar lixo em locais públicos e aguardasse a coleta e explicou a Pretinha que a prefeitura também tinha suas obrigações e que isso não era motivo de brigas políticas, mas de união para o benefício de todos. Assim mais uma vez o dia foi salvo.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Lixo em Bitupitá: De quem é a culpa?

       Nos últimos dias uma foto gerou polêmica nas redes sociais, trata-se de um registro onde aparece alguns porcos aparentemente se alimentando de lixos jogados na beira mar de Bitupitá, espalhando-os e tornando o ambiente desagradável. Como sempre, a questão repercutiu em torno de uma só reflexão, a famosa e cultural politicagem bitupitaense, para não dizer barroquinhense.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e natureza
Foto publicada no perfil Bitupita praia gera polêmica

       Tal fato fez com que abríssemos espaço aqui no blog, que diga-se de passagem, tem a finalidade de abordar assuntos  pela via humorística, discutir sobre essa problemática e nos levar a refletir sobre "de quem a final é a culpa?". Será que existe somente um culpado? Os vilões são os políticos ou a população? Espero que nosso raciocínio sirva para uma nova perspectiva em relação ao nosso tão amado distrito.
       O primeiro passo a ser dado por nós deve ser o de não mais limitar a visão sobre Bitupitá, como se fosse restrito a questão CARA PRETA versus FUNDO MOLE. Parece fora de cogitação pensar em alguém que vota em outro partido elogiar a oposição. Nem se quer um bem deve ser bem visto, encontra-se sempre um lado negativo. A cima de tudo esta o fanatismo político. Por que digo isso? Acontece que todos os problemas encontrados em nosso lugar ora é apontado como culpado o prefeito, ora a população que não é "civilizada".

Imagem do blog Bitupitá Atividades

      Com essa restrição de pensamento apenas nós saímos perdendo. Pois a eterna dicotomia se perpetuará e nunca sairemos do estado em que nos encontramos, no qual a solução sempre será a saída de um partido e ingresso do outro, como uma espécie de salvador, que resolverá todos os problemas.
       Voltando a questão do lixo na praia, mas também nas ruas e em outros ambientes, temos que perceber que muita coisa mudou. Não por questão política, mas as coisas naturalmente evoluem e a pressão popular ajuda nesse quesito. quanto mais conscientes, mais as coisas tendem a melhorar. Quem não lembra do lixão no famoso "salgado"? 

Resultado de imagem para bitupitá visão aerea

       Para não mais nos alongar, queremos aqui refletir sobre algo muito importante: a melhoria do lugar reflete a consciência política do cidadão de Bitupitá. Por um lado, precisa-se de um olhar mais atencioso de nossos governantes, de modo particular prefeito e vereadores. Não basta limpar, tem que criar uma cultura ambiental a partir da educação. Destaco também a necessidade de vigilância para inibir a jogada de lixos em espaços públicos e soltura de animais na rua.
       Por outro lado, a população deve fazer sua parte. Quando sujamos a rua nós não estamos atacando o prefeito, na verdade estamos prejudicando diretamente a saúde, se não a sua a de alguém próximo a você. Quer que Bitupitá cresça? Isso depende de mim e de você, não podemos esperar por um partido ou outro, mas façamos juntos e cobremos juntos, a final somos nós os verdadeiros beneficiados.