quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Lixo em Bitupitá: De quem é a culpa?

       Nos últimos dias uma foto gerou polêmica nas redes sociais, trata-se de um registro onde aparece alguns porcos aparentemente se alimentando de lixos jogados na beira mar de Bitupitá, espalhando-os e tornando o ambiente desagradável. Como sempre, a questão repercutiu em torno de uma só reflexão, a famosa e cultural politicagem bitupitaense, para não dizer barroquinhense.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e natureza
Foto publicada no perfil Bitupita praia gera polêmica

       Tal fato fez com que abríssemos espaço aqui no blog, que diga-se de passagem, tem a finalidade de abordar assuntos  pela via humorística, discutir sobre essa problemática e nos levar a refletir sobre "de quem a final é a culpa?". Será que existe somente um culpado? Os vilões são os políticos ou a população? Espero que nosso raciocínio sirva para uma nova perspectiva em relação ao nosso tão amado distrito.
       O primeiro passo a ser dado por nós deve ser o de não mais limitar a visão sobre Bitupitá, como se fosse restrito a questão CARA PRETA versus FUNDO MOLE. Parece fora de cogitação pensar em alguém que vota em outro partido elogiar a oposição. Nem se quer um bem deve ser bem visto, encontra-se sempre um lado negativo. A cima de tudo esta o fanatismo político. Por que digo isso? Acontece que todos os problemas encontrados em nosso lugar ora é apontado como culpado o prefeito, ora a população que não é "civilizada".

Imagem do blog Bitupitá Atividades

      Com essa restrição de pensamento apenas nós saímos perdendo. Pois a eterna dicotomia se perpetuará e nunca sairemos do estado em que nos encontramos, no qual a solução sempre será a saída de um partido e ingresso do outro, como uma espécie de salvador, que resolverá todos os problemas.
       Voltando a questão do lixo na praia, mas também nas ruas e em outros ambientes, temos que perceber que muita coisa mudou. Não por questão política, mas as coisas naturalmente evoluem e a pressão popular ajuda nesse quesito. quanto mais conscientes, mais as coisas tendem a melhorar. Quem não lembra do lixão no famoso "salgado"? 

Resultado de imagem para bitupitá visão aerea

       Para não mais nos alongar, queremos aqui refletir sobre algo muito importante: a melhoria do lugar reflete a consciência política do cidadão de Bitupitá. Por um lado, precisa-se de um olhar mais atencioso de nossos governantes, de modo particular prefeito e vereadores. Não basta limpar, tem que criar uma cultura ambiental a partir da educação. Destaco também a necessidade de vigilância para inibir a jogada de lixos em espaços públicos e soltura de animais na rua.
       Por outro lado, a população deve fazer sua parte. Quando sujamos a rua nós não estamos atacando o prefeito, na verdade estamos prejudicando diretamente a saúde, se não a sua a de alguém próximo a você. Quer que Bitupitá cresça? Isso depende de mim e de você, não podemos esperar por um partido ou outro, mas façamos juntos e cobremos juntos, a final somos nós os verdadeiros beneficiados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário