Anda circulando a notícia que Barroquinha e Chaval serão extintos, vão sumir do mapa. A alegação é baseada na nova proposta de pacto federativo (05/11) apresentada pelo Governo Federal que visa mudanças na distribuição de recursos para os municípios.
O negócio é o seguinte, o bafafá que circula é que municípios com população inferior a 5 mil habitantes e com uma receita a baixo de 10% poderão se unir a outro município com uma situação melhor. Traduzindo: não dá pra manter as despesas de casa, nem pagar o aluguel, então volta pra casa dos pais.
Logo, a galera começou a pensar: E Barroquinha? E seus filhos de almas gigantes? Vamos fazer a fuuuusão com Chaval no estilo Dragon Ball? Blogs/Sites de cidades vizinhas escreveram sobre o assunto e as dúvidas só aumentaram.
Vamos a nossa análise. Se o critério chave fosse a arrecadação estávamos lascados, quer dizer, em apuros. A arrecadação própria do município é de 0,40%, ou seja, uma pobreza de dá dó. O exigido é 10%. No entanto, o critério base é o número de habitantes, e nesse caso, Barroquinha tem uma população estimada em 15.017 pessoas, segundo IBGE de 2019.
Sendo assim, não precisa se preocupar. Você vai continuar a brigar pelos cara preta ou pelos fundo mole, de acordo com seu gosto. Barroquinha continuará a trazer orgulhos aos que vivem nela.


Nenhum comentário:
Postar um comentário