quinta-feira, 25 de maio de 2017

Maio em Bitupitá: Novenas, barracas e festa

          Uma das maiores tradições de Bitupitá com certeza é o festejo do mês de maio. Conhecido por muita gente até mesmo de fora da região e isso não é de agora, ao contrário, antigamente dizem  que a animação era ainda maior e com mais de duas festas no fim do mês. O(a) novinho(a) ficou com inveja né? pois é, o que resta hoje em dia é aproveitar o que temos: 31 dias de festejo para curtir de acordo com o gosto do cliente de cada um.

01. As Novenas de Maio

          
     Assim que começa o mês começa também as novenas na Igreja São José, são 31 dias de novenas (haja fôlego pra tanta reza). Pra quem reclama do que fazer: - Vá rezar ! Vaga pra você é o que não vai faltar, principalmente nos dias de semana que a galera da terceira idade predomina na área, vestidas de branco em homenagem a santa do mês: Nossa Senhora... Nossa Senhora das... depois eu digo qual é.

02. As Barracas

Vemos uma promoção de camisetas do lado direito da foto. Venha e faça já a sua compra.


       Shopping pra quê se nós temos as barracas de maio? Começou maio e logo todo mundo pensa: "quando é que chega as barraca" (erro de concordância proposital a fim de repassar com fidelidade a frase dita por grande parte dos populares). E a mulherada começa a juntar as moedas nos cofres antecipadamente, tudo para a chegada do grande dia.
       Geralmente os mais espertos compram nos últimos dias, por conta das promoções relâmpago. Saia de R$ 30,00 sai por R$ 15,00 e o povo falta comprar a lona dos vendedores. E ainda tem uns pivetes rezando (mas não vão pra novena) pra faltar energia e pegarem umas peças "emprestado".
      Só sei que no final sobra pra quem? Para os peixes. Geralmente os 'barraqueiros' levam mais espada e outros peixes do que dinheiro no último dia de feira.

02. É Feeesta !

Resultado de imagem para bitupita mes de maio festejo 2017
BA nos enviou essa imagem via pv, sqñ

      No último sábado do mês geralmente acontece a festa de forró que encerra as festividades. Contrata-se uma banda mais ou menos conhecida na região (essas bandas mais famosinhas pedem um cachê alto demais), divulga-se (@divulgaAíZé), o povo que não vai pra novena se arruma com as roupas das barracas à preço de peixe (embora esse ano tá difícil #ForaTemer #VoltaPeixe) e vão a tão esperada noite.
        O melhor são as pessoas que não vão a festa, elas sentam nas calçadas para mangar das que vão, ou fazer aquele comentário que só faz quem entende de moda. É superdivertido, recomendo. E no final festa é festa... agora é só esperar os comentários no outro dia.

Assim se encerra o melhor festejo. Aquele mês lacrador. Quem tá feliz tá é aqui no festejo de Bitupitá: indo pras novenas, comprando no shopping chão e indo pra melhor festa da região.


Até a próxima ! (emoji do beijo aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário