Que lugarzinho mais badalado esse nosso Bitupitá, aqui tudo é motivo de festa, de brincadeiras e de muitas risadas. O povo é alegre por natureza. Em tudo tem uma zueira, a começar pelos nomes "das coisas". Já analisaram? Eita negrada que gosta de um nomezinho ''diferentão''... a começar pelo nome do próprio lugar.
Bitupitá significa pancadas de vento em dunas de areia.. abrindo um parêntese aqui, imagine o significado do nome Venâncio? Se aqui é vento e areia, no venâncio é poeira nos olhos, nas casas e nas comidas... Curimãs então? voadora de poeira nos peitos do povo. Será esse o significado?
Mas o nome do lugar perto das outras nomenclaturas é "bicho besta". Pra ter ideia, uma das praias do distrito chama-se (pam pam pam pam!) Praia do Arrombado. Para as mentes puras e santas isso não tem nada demais, mas você aí que esta lendo essa matéria com certeza já fez, já ouviu alguém fazer, ou/e irá fazer um dia uma piadinha usando o nome do local. Mas como surgiu esse nome? Prefiro não saber, até porque é arrombadO e não arrombadA (pegaram foi um caboquim mesmo! que triste!). Porém nossas fontes investigaram e souberam da resposta com um antigo pescador, morador local.
"Conta o povo que um certo dia, um pobre homem Joaquim, saiu para pescar lá pras banda de cima, 'pertim' das Curimãs. Passou dois dias e duas noites no mar, mas levou pouco alimento e principalmente pouquíssima água. Quando chegou em terra a primeira coisa que quis fazer foi procurar água doce e não encontrou, mas de longe viu uma casa grande e no terreno dela havia um "olho d'água", como se fosse uma piscina. O homem correu em direção a casa e logo na entrada foi barrada pelo dono que estava a porta. Joaquim explicou sua situação quase chorando e com água na boca só ao ver aquela água, mesmo que salobra, no entanto foi proibido de entrar. Voltando rumo a sua canoa, prosseguiu para casa sedento... Ao contar a situação para seus companheiros do mar, relatava indignado se dirigindo ao dono e ao local como "aquele ARROMBADO". Desde então, todos que iriam para aquele lugar diziam "vou no arrombado". Por pouco o lugar não fica com o nome de "Lascado".
| Se você cair nesse recifes você estará arrombado |
Outro nome bem polêmico é o Rio das Cunhãs. Imagine essa cena em outro lugar:
-Isso mesmo, para onde você vai amor?
- Vou para as cunhãs.Fim de namoro. The end.
Naaaaada! Todo mundo daqui sabe que as cunhãs aqui são do bem, sinônimo de trabalho e também de lazer, mas não esse lazer aí de raparigueiro não hahaha... Pior ainda, se antes de ir para as Cunhãs ele decidir passar no "Pau dos baitola". Menino olha o preconceito! Né preconceito nãaao. É um point dos mangues daqui de Bitu. Por que esse nome? não sei, no dia que descobrir iremos publicar aqui. Se nós prestarmos bem atenção, nos mangues de Bitupitá tem:
- As Cunhãs;
- Pau do baitola;
- Tabaco da senhora (olha ele aqui de novo).
| Prefere pegar o tabaco da senhora ou ir pras cunhãs? |
Que coisa não? Além de lugares, existem também de pessoas com nomes estranhos... esses não temos permissão de falar. Acho que vocês podem. Se tem mais lugares com nomes para lá de exóticos e não esta aqui, nos comunique e contribua com a gente. Continuem acompanhando essa bagaça, dê seu like, compartilhe e nos ajude a divulgar as peculiaridades do nosso Bitupitá, A verdade dói, mas tem que ser dita, continuem conosco no Jogo da Verdade, alías, Bitupitá da Depressão... abração ! ( até rimou)
![]() |
| Quando alguém me diz que vai pro pau do baitola |
Fotos 1, 2 e 3 são do blog Bitupitá Atividades. Obrigado BA.

muito legal
ResponderExcluir